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Monitoramento de uma Estufa Automatizada Através de Aplicativo Desenvolvido em C#

Robertiele Schardong Cardoso, Saul Azzolin Bonaldo

MONITORAMENTO DE UMA ESTUFA AUTOMATIZADA ATRAVÉS DE APLICATIVO DESENVOLVIDO EM C#

Objetivos

Em 2019, o Brasil era o maior consumidor mundial de defensivos agrícolas em números absolutos. Muito embora o Brasil não detenha a liderança mundial se for considerado o consumo por hectare, ainda assim é uma quantidade considerável, e por esse motivo, pesquisadores sugerem que o governo reduza a quantidade de princípios ativos permitidos e que se aumente a fiscalização. Entretanto, em 2020,  observa-se notícias de novos princípios ativos liberados e um relaxamento da fiscalização das propriedades. Desta forma, o consumidor precisa se acostumar com essa realidade, e, principalmente, aquele consumidor que não tem condições de escolher entre produtos orgânicos ou não.

Este projeto tem como objetivo desenvolver uma estufa que, além dos benefícios intrínsecos de um ambiente protegido, fosse controlada automaticamente e sem necessidade de muita interação com a produção em si.

Infelizmente neste ano de 2020 precisou-se lidar com uma pandemia que alterou o cronograma inicial do projeto. Assim, durante esse período pensou-se no desenvolvimento de um aplicativo para o controle da estufa. 

Metodologia

A fim do cumprimento de tais objetivos, passou-se ao estudo de programação e de novas técnicas para melhoria de código, como a linguagem de programação C# para o desenvolvimento do aplicativo e o MIT App Inventor a fim de se ter uma visão ampla com relação aos métodos de desenvolvimento do aplicativo da comunicação entre Arduino-celular-estufa.

A partir destes passos, tornou-se possível gerar uma estrutura de telas para o aplicativo, contendo uma tela com as medidas das variáveis, outra tela com o controle das funções (temperatura, umidade, fertirrigação e luminosidade) e outra tela para a determinação dos parâmetros.

    

Resultados

A inclusão de um aplicativo dedicado traz novos objetivos como o aprimoramento da programação do software de comando para conectar ao aplicativo; melhoria de detalhes relacionados ao protótipo; e aprimoramento pessoal para conseguir programar em C# através do Xamarin. 

Criar um aplicativo fornecerá ao projeto uma gama de novas possibilidades, como: o tratamento de dados (quantidade exata de fertilizantes, água utilizados, estimativa do consumo de energia na safra); criação de perfis por cultura e padronização dos parâmetros para posteriores usos; acesso e controle remoto da estufa.

Conclusão

Ao concluir a etapa do aplicativo, espera-se ser capaz de gerar uma aplicação móvel multiplataforma totalmente produzida para o projeto a fim de tornar o controle da estufa mais visual e fácil aos usuários.

Todos estes pontos, além de facilitar a produção - cada vez envolvendo menos pessoas na produção alimentícia - tornarão o ambiente de produção mais controlado e assim, poderão levar a uma redução no consumo de agrotóxicos.

Referências

BONALDO, S. A. Projeto e Desenvolvimento de um Sistema Automatizado Para Ensaios de Aplicação de Insumos. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, p. 181. 2014.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO. COMISSÃO DE QUÍMICA E FERTILIDADE DO SOLO. Manual de adubação e de calagem para os Estados do Rio Grande. 10a. ed. Porto Alegre: [s.n.], 2004.

SILVA, B. A.; SILVA, A. R. D.; PAIUCA, L. G. Cultivo Protegido: Em busca de mais eficiência produtiva! Hortifruti, Piracicaba, SP, v. I, n. 132, p. 10-18, Março 2014. ISSN 1981-1837.

PETZOLD, Charles. Creating Mobile Apps with Xamarin.Forms. 1. ed. Redmond: Microsoft Press, 2016. E-book. Disponível em: https://docs.microsoft.com/en-us/xamarin/xamarin-forms/creating-mobile-apps-xamarin-forms/