Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Sistema de Automação Residencial de Baixo Custo Controlado via Aplicativo

Pedro Gabriel Reis Nunes, Saul Azzolin Bonaldo, Leonardo Felipe Aires da Silva

SISTEMA DE AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL DE BAIXO CUSTO CONTROLADO VIA APLICATIVO 

Objetivos

Hoje em dia, com o crescente desenvolvimento da tecnologia e o crescimento explosivo da internet, a tecnologia faz-se presente no nosso dia a dia e cada vez mais está acessível. Desta forma, ela não poderia deixar de estar presente em nossas residências, e por isso surgiu a automação residencial. Com isso, houve um natural acréscimo na demanda por conforto, que se soma a questões de sustentabilidade, gestão de recursos e acessibilidade, buscando cada vez mais tecnologias acessíveis e com um bom custo-benefício para serem integradas à automação residencial. Sabe-se que atualmente há diversas opções de automação residencial integrada a aplicativos, internet e afins. Porém, estes sistemas possuem um alto custo e, em sua maioria, uma maior complexidade para serem utilizados pelo usuário final. Portanto, a ideia inicial deste trabalho foi desenvolver um sistema de automação residencial de baixo custo, de fácil uso e acesso aos usuários, integrando o conceito de “Internet das Coisas” à automação residencial.

Metodologia

Primeiramente, desenvolveu-se o sistema de controle principal para a automação residencial, e neste primeiro momento optou-se por utilizar o Arduino como plataforma microcontrolada. Para fins de testes de funcionabilidade do sistema, utilizou-se como hardware a Nightwind Shield, que foi desenvolvida pelo grupo de pesquisa Nightwind do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria.

E, após desenvolver o sistema de controle principal, foi desenvolvido o aplicativo de comando com o auxílio da plataforma MIT App Inventor.

 

Resultados

A comunicação entre o sistema de controle principal e o aplicativo foi feita através de um módulo Bluetooth, devido a ser uma tecnologia de baixo custo e mais fácil de ser utilizada. Com o objetivo de se testar as funcionalidades do aplicativo, nesta fase de desenvolvimento do aplicativo os LEDs existentes na Nightwind Shield foram utilizados para simular o funcionamento dos equipamentos. Além disso, um sensor de temperatura e umidade DHT11 e um sensor de proximidade HC-SR04 também foram conectados à Nightwind Shield.

Conclusão

Considerando o hardware para o sistema de controle e a plataforma para desenvolvimento do aplicativo, o objetivo final desse trabalho também é estabelecer uma forma didática e de fácil acesso para o desenvolvimento de futuros projetos de sistemas de automação residencial integrado à Internet das Coisas.