Pedro Gabriel Reis Nunes, Saul Azzolin Bonaldo, Leonardo Felipe Aires da Silva
Hoje em dia, com o crescente desenvolvimento da tecnologia e o crescimento explosivo da internet, a tecnologia faz-se presente no nosso dia a dia e cada vez mais está acessível. Desta forma, ela não poderia deixar de estar presente em nossas residências, e por isso surgiu a automação residencial. Com isso, houve um natural acréscimo na demanda por conforto, que se soma a questões de sustentabilidade, gestão de recursos e acessibilidade, buscando cada vez mais tecnologias acessíveis e com um bom custo-benefício para serem integradas à automação residencial. Sabe-se que atualmente há diversas opções de automação residencial integrada a aplicativos, internet e afins. Porém, estes sistemas possuem um alto custo e, em sua maioria, uma maior complexidade para serem utilizados pelo usuário final. Portanto, a ideia inicial deste trabalho foi desenvolver um sistema de automação residencial de baixo custo, de fácil uso e acesso aos usuários, integrando o conceito de “Internet das Coisas” à automação residencial.
Primeiramente, desenvolveu-se o sistema de controle principal para a automação residencial, e neste primeiro momento optou-se por utilizar o Arduino como plataforma microcontrolada. Para fins de testes de funcionabilidade do sistema, utilizou-se como hardware a Nightwind Shield, que foi desenvolvida pelo grupo de pesquisa Nightwind do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria.
E, após desenvolver o sistema de controle principal, foi desenvolvido o aplicativo de comando com o auxílio da plataforma MIT App Inventor.
A comunicação entre o sistema de controle principal e o aplicativo foi feita através de um módulo Bluetooth, devido a ser uma tecnologia de baixo custo e mais fácil de ser utilizada. Com o objetivo de se testar as funcionalidades do aplicativo, nesta fase de desenvolvimento do aplicativo os LEDs existentes na Nightwind Shield foram utilizados para simular o funcionamento dos equipamentos. Além disso, um sensor de temperatura e umidade DHT11 e um sensor de proximidade HC-SR04 também foram conectados à Nightwind Shield.
Considerando o hardware para o sistema de controle e a plataforma para desenvolvimento do aplicativo, o objetivo final desse trabalho também é estabelecer uma forma didática e de fácil acesso para o desenvolvimento de futuros projetos de sistemas de automação residencial integrado à Internet das Coisas.