Adrian Kevin dos Santos Oliveira, Saul Azzolin Bonaldo, Douglas Camponogara, Thiago Cattani Naidon, Alexandro Portella Junior, Conrado Gomes Marques, Guilherme Felipe Soares
O presente trabalho é parte integrante do projeto de Extensão de número 053285, intitulado “CTISM na Educação Básica: Cursos de Robótica na Rede Municipal de Ensino”, que tem como objetivo geral promover cursos, oficinas e treinamentos aos docentes e aos alunos das escolas municipais de ensino fundamental de Santa Maria, para que os mesmos possam trabalhar conceitos de Robótica, fomentando o pensamento crítico e lógico para solução de problemas.
O desenvolvimento dos trabalhos envolveu, em um primeiro momento, na participação dos alunos do CTISM envolvidos no projeto em uma rodada de treinamentos, baseados em cursos on-line ministrados pelo Grupo de Pesquisa Nightwind, denominado de Nightwind PULSE.
Os alunos integrantes do projeto participaram dos cursos de Arduino, Planejamento de Projetos, LaTeX e TinkerCAD.
Com base nestes treinamentos, os alunos passaram à elaboração de apostilas específicas para serem utilizadas na próxima etapa do projeto, que consistirá na aplicação de treinamentos para os professores da Rede Municipal de Ensino. Os conteúdos tratados nas apostilas incluem eletrônica básica, ambientes integrados de desenvolvimento, programação em blocos e programação Maker.
O principal resultado que se pretende alcançar com este projeto é justamente atender a uma demanda da comunidade no sentido de capacitar docentes da rede municipal de ensino em Santa Maria, de forma que consigam entender e usar em sala de aula kits de robótica. Com base nisso, cria-se a oportunidade para os alunos, tanto do Ensino Técnico quanto do Ensino Superior, de aplicar os seus conhecimentos adquiridos dentro da UFSM na comunidade. Isso reforça não só o sentimento de cidadania nos discentes, como também amplia o impacto da universidade na sua região. Por fim, porém não menos importante, os alunos do CTISM engajados neste projeto têm a oportunidade de desenvolver diversas habilidades inerentes a docência, tais como oratória, planejamento de ensino, didática e trabalho em grupo.