Vithor Mateus Junkherr, Saul Azzolin Bonaldo, Douglas Camponogara, Andrei Piveta Gonçalves, Eduardo Fontana Iensen, Geise Gulart Sarturi, Eduardo Augusto Schmidt Vargas
O objetivo geral do projeto envolveu formar disseminadores de conhecimento nas escolas municipais de Santa Maria, capazes de lecionar aulas de robótica com o auxílio de kits didáticos específicos para tal finalidade.
Os trabalhos elaborados foram desenvolvidos de acordo com a seguinte sequência: em um primeiro momento, de forma a permitir uma atuação focada e eficaz, os alunos do CTISM passaram por uma rodada de treinamento com o kit de robótica disponível nas escolas. Em um segundo momento, e em conjunto com os alunos do CTISM, passou-se à elaboração do plano de ensino das aulas lecionadas aos professores da rede municipal.
Seguiu-se então à etapa de aplicação do treinamento, onde as aulas foram ministradas no Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTEM) de Santa Maria, nos meses de novembro e dezembro de 2019, em duas turmas, sendo uma delas às segundas-feiras no turno da tarde e outra às quartas-feiras no turno da noite.
Por fim, foi distribuído aos docentes participantes do treinamento um questionário anônimo, no qual eles avaliaram a atuação dos alunos e o desenvolvimento do curso, podendo oferecer sugestões para futuras edições do curso, utilizando-se da ferramenta Google Forms.
Os elementos quantitativos da avaliação demonstraram, de forma estatística, a qualidade do trabalho apresentado à comunidade. Já os elementos qualitativos forneceram sugestões valiosas do que se deve mudar, aperfeiçoar ou acrescentar nas próximas edições do curso.
O curso foi ofertado para duas turmas, cada uma delas com 16 professores participantes, sendo que um total de 19 participantes responderam ao questionário. Dentre os respondentes, 84,2% concordaram totalmente com a metodologia adotada no curso; 73,6% concordaram totalmente que os conhecimentos trabalhados no curso podem fomentar o desenvolvimento de Metodologias Ativas de Ensino no Espaço Maker de suas escolas; 78,9% concordam totalmente que os conhecimentos trabalhados podem vir a criar oportunidades para alunos com diferentes habilidades, a fim de estimular seu aprendizado.
O principal resultado deste projeto foi justamente atender a uma demanda da comunidade no sentido de capacitar docentes da rede municipal de ensino em Santa Maria, de forma que consigam entender e usar em sala de aula kits de robótica. Muito embora este projeto tenha sido um curso de curta duração, o feedback foi muito positivo, pois 100% dos respondentes afirmaram que gostariam de participar de novos treinamentos na área de robótica educacional promovidos pelo CTISM.
Desta forma, foi registrado um novo projeto, de número 053285, intitulado “CTISM na Educação Básica: Cursos de Robótica na Rede Municipal de Ensino”, com duração prevista de dois anos, focando na capacitação de mais docentes da rede municipal de Santa Maria e até mesmo oficinas diretas com os alunos da rede municipal de ensino.