Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Protótipo de Automação Residencial Utilizando Reconhecimento de Voz para Tecnologia Assistiva

Guilherme Gianluppi Moura, Saul Azzolin Bonaldo

PROTÓTIPO DE AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL UTILIZANDO RECONHECIMENTO DE VOZ PARA TECNOLOGIA ASSISTIVA

Objetivos

De acordo com o Relatório Mundial sobre a Deficiência, publicado pela Organização Mundial da Saúde, em 2011 existiam mais de meio bilhão de pessoas com deficiência (PCD) no mundo. A pesquisa mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística sobre deficiência, o Censo 2010, indica que cerca de 23,9% da população brasileira (45.606.048) apresenta algum tipo de deficiência, seja visual, física, mental ou auditiva, e, dentre elas, 26,5% são mulheres e 21,2% são homens. Atualmente, muito se diz a respeito sobre as novidades tecnológicas que passarão a fazer parte de nossas residências em um futuro próximo. Porém, devemos estar mais cientes em relação a isso, pois já encontram-se projetos, estudos e tecnologia para que, dessa forma, possamos ter em nossas casas recursos efetivamente realizados com o auxilio da Automação.

O objetivo do presente trabalho é tornar práticas, confortáveis e acessíveis as tarefas diárias realizadas nas residências para PCDs. Neste sentido, o presente projeto propõe o desenvolvimento de um dispositivo de automação residencial responsável por controlar equipamentos domésticos e interagir com pessoas com deficiência física dentro de um ambiente através do comando de voz.

Metodologia

A atuação deste protótipo diante às diferentes complicações apresentadas em indivíduos que possuem deficiência motora como o acionamento de utensílios domésticos a partir de um comando de voz, tornando essas ações essenciais para a garantia de um processo acessível e eficiente.

O funcionamento do equipamento baseia-se na captação de palavras cadastradas em um banco de dados, e, após processamento digital de sinais, as mesmas são convertidas em uma linguagem que é interpretada por um módulo ligado a um microcontrolador.

Após os dados serem interpretados, o microcontrolador é responsável por enviar os sinais às saídas, representadas por LEDs, que por sua vez simulam o acionamento de equipamentos eletrônicos residenciais.

Resultados

O dispositivo proposto é capaz de identificar o comando de voz, interpretando-o e enviando uma resposta visual da ação enviada ao sistema, e desta forma interagindo com o usuário. A partir disso, com elaboração do protótipo e a análise de seu funcionamento, foi possível concluir as etapas de operação que tinham como propósito o acionamento dos equipamentos que foram simbolizados através dos LEDs por comando de voz.

Protótipo em funcionamento

Conclusão

As tecnologias assistivas direcionadas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida têm uma grande importância na diminuição das dificuldades encontradas no dia a dia, servindo como auxílio de suas tarefas, proporcionando maior conforto e segurança.

A utilização do reconhecimento de voz como automação residencial apresentada nesse trabalho se mostrou bastante promissora, por apresentar componentes e dispositivos de baixo custo e com bastante eficiência.

Agradecimentos

A Equipe Nightwind agradece aos parceiros do inclua_se_ (https://instagram.com/inclua_se_) pelo apoio e pelo incentivo no desenvolvimento do projeto. 

Referências

FERREIRA, Vitor Zago Gomes. A Domótica como Instrumento para a Melhoria da Qualidade de Vida dos Portadores de Deficiência. Trabalho de Conclusão de Curso. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba, João Pessoa, 2010.

GALVÃO FILHO, T. A. A construção do conceito de Tecnologia Assistiva: alguns novos interrogantes e desafios. In: Revista da FACED - Entreideias: Educação, Cultura e Sociedade, Salvador: Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia - FACED/UFBA, v. 2, n. 1, p. 25-42, jan./jun. 2013.

LINS, V; MOURA, W. Domótica: Automação Residencial. 2010. Disponível em:<www.unibratec.edu.br/tecnologus/wp-content/uploads/2010/12/lins\_moura.pdf>. Acesso em:01 jun. 2020.

SANTESSO, Fernando. Automação Residencial e Tecnologias Assistivas: a casa inteligente pode cuidar de você. Artigos tecnicos aureside, 2017. Disponível em: <http://aureside.blogspot.com/2017/04/automacao-residencial-e-tecnologias.html>. Acesso em: 20 maio 2020.

TEZA, V. R. Alguns Aspectos Sobre A Automação Residencial – Domótica (Dissertação de mestrado). Programa de Pós-graduação em ciência da Computação. UFSC. Florianópolis-SC, 2002.