Fernanda Sonego Bonaldo, Thiago Cattani Naidon, Eduardo Fontana Iensen, Rojas Lima de Lima, Diego de Oliveira Carrilho
O presente projeto visa apresentar a proposta para desenvolvimento de impressoras (plotters), utilizando-se para este fim da plataforma microcontrolada Arduino, plataforma eletrônica de código aberto baseada em hardware e software de fácil utilização, além de materiais reciclados.
Para o desenvolvimento destes sistemas, primeiramente estudou-se e compreendeu-se as especificidades desta atividade, analisou-se sistemas já existentes, a fim de projetar e construir plotters que incluam soluções inovadoras e sustentáveis e verificar as vantagens de sua utilização. Também, visando a sustentabilidade do equipamento construído, foram e serão utilizados materiais descartados no CTISM.
Pelo fato de se tratar de uma atividade complexa, que envolve diversas atividades e diversos campos de conhecimento, a metodologia empregada envolveu em um primeiro momento definir e agrupar as atividades a serem executadas pelo projeto, através da criação da estrutura analítica do projeto (EAP). Assim, o projeto foi subdividido primeiramente em fases. As seis fases definidas para o projeto foram: ‘gerenciamento do projeto’, fase onde se dividiu tarefas; ‘desenvolvimento do Software de Comando’, fase que engloba análise de viabilidade técnica, assim como desenvolvimento e testes do software em questão; ‘desenvolvimento do hardware de comando’, englobando o desenvolvimento de placas de comando dedicadas para estudo de viabilidade técnica do sistema; ‘construção de protótipos’, fase focada na integração entre os sistemas eletrônicos, sensores e atuadores; ‘testes e ensaios’, englobando testes com a finalidade de comprovar a eficiência do equipamento, assim como ações corretivas e definição de padrões; e ‘documentação técnica’, fase de entrega dos sistemas e da documentação, e publicações técnicas.
Para desenvolvimento do software de comando, utilizou-se programação em linguagem C e o Ambiente Integrado de Desenvolvimento Arduino. Também está sendo desenvolvido um aplicativo que atuará na função Interface Homem Máquina (IHM).
Na sequência dos trabalhos, as estruturas mecânicas dos sistemas foram projetadas, compiladas e simuladas em computador.
Após montagem do protótipo, o mesmo está sendo colocado em teste para validar seu funcionamento.
Após a conclusão do projeto almeja-se que os plotters desenvolvidos não somente auxiliem no entendimento do funcionamento dessas máquinas, ampliando, assim, conhecimentos na área de microcontroladores da família Arduino, mas também para que estes equipamentos sejam levados a feiras e eventos de divulgação do CTISM.