Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Desenvolvimento de um Dosador Automatizado de Agroquímicos para a Experimentação Agrícola

Mariana Torri Claro, Saul Azzolin Bonaldo, Diego de Oliveira Carrilho

DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA DE COMANDO DE UM SEMÁFORO INTELIGENTE

Objetivos

Na experimentação agrícola atual, se busca em parâmetros tecnológicos a simulação de situações de aplicações em termos de tecnologia parecidas ou que representem com uma fidelidade próxima à real que os produtores vivenciam, a fim de que os ensaios tenham um cunho prático e tragam resultados adequados.

Desta forma, o objetivo do presente trabalho consiste em desenvolver um sistema automatizado para dosagem de produtos na preparação de caldas para pulverização, com tecnologia suficiente para automatizar o processo e com isso minimizar a exposição do elemento humano ao ambiente de dosagem.

Metodologia

Foi desenvolvida a unidade de comando do sistema, que constitui-se de uma unidade microcontrolada. Esta escolha se justifica pela flexibilidade que o microcontrolador apresenta, visto que, depois de programado, pode ter seu software facilmente modificado. Além disso, por possuir periféricos internos, possibilita o uso de uma vasta diversidade de recursos.

Baixo consumo de energia, tamanho e peso reduzidos, fácil integração com sensores, leitores de cartão de memória e interfaces seriais de diversos tipos são também características que tornam os microcontroladores a solução natural para a automação do sistema objeto deste trabalho.

Resultados

O sistema possui a capacidade de efetuar tarefas de acordo com o programado pelo operador em uma interface homem-máquina localizada sempre que possível em local afastado do ambiente de trabalho, coletar e armazenar a configuração do processo e do ambiente, e gerar relatório das atividades desenvolvidas, de maneira automática.

Conclusão

Espera-se que a utilização do equipamento proposto contribua não somente para uma maior rapidez na experimentação agrícola, mas também traga um ganho positivo nas condições de trabalho, bem como em uma redução no impacto ambiental.

Estudos serão desenvolvidos no sentido de verificar, através de testes de validação, se o equipamento desenvolvido substitui a dosagem manual de insumos. Também, procurar-se-á estudar os impactos que a utilização de um sistema automatizado para dosagem de produtos pode proporcionar no que concerne a uma maior segurança ao operador e ao ambiente.

Referências

BACK, N.; OGLIARI, A.; DIAS, A.; SILVA, J. C. Projeto Integrado de Produtos: planejamento, concepção e modelagem. Barueri, SP : Manole, 2008.

CHAIM, A. Tecnologia de Aplicação de Agrotóxicos: fatores que afetam a eficiência e o impacto ambiental. In: Silva CMMS, Fay EF. Agrotóxicos & Ambiente. Brasília: Embrapa, 2002. p. 289-317.

IDE Arduino. Disponível em https://arduino.cc/ . Acesso em set 2018.

MATTHEWS, G. A. Pesticide Application Methods. 3. Ed. London: Blackwell, 2000.

MIALHE, L. G. Máquinas agrícolas: ensaios & certificação. Piracicaba, SP : Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz, 1996.

RAHEJA, D., GULLO, L. J. Design for Reliability. New Jersey: John Wiley, 2012.

ROMANO, L. N. Desenvolvimento de Máquinas Agrícolas: planejamento, projeto e produção. São Paulo: Blucher, 2013.

VARGAS, R. V. Gerenciamento de Projetos. 7. Ed. Rio de Janeiro : Brasport, 2009.

VERLE, M. PIC Microcontrollers - Programming in C. Belgrade : mikroElektronika, 2009.