Pedro Gabriel Reis Nunes, Saul Azzolin Bonaldo, Luciano Becker, Leonardo Felipe Aires da Silva, Pablo Pozzer Vestena
O objetivo deste trabalho é descrever o funcionamento de uma situação prática de um semáforo inteligente, onde foi projetado um sistema de sofisticação de modo mais automatizado de um semáforo com sinalização para pedestres especiais.
O avanço na informatização e a automação de controle traz duas evoluções nos métodos tradicionais utilizados atualmente para o comando de semáforos. O primeiro é em relação a elaboração de sistema de controle computadorizado centralizado, no qual um programa comanda diretamente o planejamento dos semáforos, por meio de pré-programação, indicando a cada instante qual a situação luminosa que deve ocorrer. Na segunda, a sofisticação do método de automação dos semáforos com base em informação imediata e local, baseado em princípios da computação ubíqua, que corresponde ao controle atuado pelo tráfego, onde se medirmos o fluxo através de detectores, é possível melhorar o desempenho e manter a programação ótima, acompanhando a flutuação aleatória e microscópica do tráfego, ciclo a ciclo.
foi desenvolvida a unidade de comando do sistema, que constitui-se no cérebro do sistema. Para isso, aplicou-se um conhecimento específico de microcontroladores, que é a base do projeto. Optou-se por fazer uma central para o semáforo de pedestre e um para o semáforo veicular, intercomunicando as duas unidades através de transceptores de rádio frequência. Tendo em vista o semáforo tradicional, acrescentou-se ao projeto um botão que permite ao pedestre com necessidade especial um acréscimo de tempo para realizar a travessia da rua. Após o pedestre pressionar o botão, no próximo ciclo do semáforo será acrescentado o tempo, e está previsto um contador para o pedestre ter a informação de quanto tempo falta para o semáforo veicular abrir e o de pedestre fechar. Além disso, o sistema permite a otimização da circulação de veículos no período noturno. Neste período, o semáforo veicular estará no sinal vermelho, ou seja, fechado para o trânsito de veículo. Porém, haverá sensores nas duas vias para detectar a presença de algum veículo. A via que detectar primeiro algum veículo, abrirá o sinal para este carro, mantendo fechado o da outra via, a fim de evitar algum acidente.
A partir deste projeto pode-se facilitar o sistema de controle de tráfego urbano, em especial para auxiliar portadores de necessidades especiais e utilizar um sistema dinâmico nas sinaleiras de trânsito.
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