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Desenvolvimento do Sistema de Comando de um Semáforo Inteligente

Pedro Gabriel Reis Nunes, Saul Azzolin Bonaldo, Luciano Becker, Leonardo Felipe Aires da Silva, Pablo Pozzer Vestena

DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA DE COMANDO DE UM SEMÁFORO INTELIGENTE

Objetivos

O objetivo deste trabalho é descrever o funcionamento de uma situação prática de um semáforo inteligente, onde foi projetado um sistema de sofisticação de modo mais automatizado de um semáforo com sinalização para pedestres especiais.

Metodologia

O avanço na informatização e a automação de controle traz duas evoluções nos métodos tradicionais utilizados atualmente para o comando de semáforos. O primeiro é em relação a elaboração de sistema de controle computadorizado centralizado, no qual um programa comanda diretamente o planejamento dos semáforos, por meio de pré-programação, indicando a cada instante qual a situação luminosa que deve ocorrer. Na segunda, a sofisticação do método de automação dos semáforos com base em informação imediata e local, baseado em princípios da computação ubíqua, que corresponde ao controle atuado pelo tráfego, onde se medirmos o fluxo através de detectores, é possível melhorar o desempenho e manter a programação ótima, acompanhando a flutuação aleatória e microscópica do tráfego, ciclo a ciclo.

Resultados

foi desenvolvida a unidade de comando do sistema, que constitui-se no cérebro do sistema. Para isso, aplicou-se um conhecimento específico de microcontroladores, que é a base do projeto. Optou-se por fazer uma central para o semáforo de pedestre e um para o semáforo veicular, intercomunicando as duas unidades através de transceptores de rádio frequência. Tendo em vista o semáforo tradicional, acrescentou-se ao projeto um botão que permite ao pedestre com necessidade especial um acréscimo de tempo para realizar a travessia da rua. Após o pedestre pressionar o botão, no próximo ciclo do semáforo será acrescentado o tempo, e está previsto um contador para o pedestre ter a informação de quanto tempo falta para o semáforo veicular abrir e o de pedestre fechar. Além disso, o sistema permite a otimização da circulação de veículos no período noturno. Neste período, o semáforo veicular estará no sinal vermelho, ou seja, fechado para o trânsito de veículo. Porém, haverá sensores nas duas vias para detectar a presença de algum veículo. A via que detectar primeiro algum veículo, abrirá o sinal para este carro, mantendo fechado o da outra via, a fim de evitar algum acidente.

Conclusão

A partir deste projeto pode-se facilitar o sistema de controle de tráfego urbano, em especial para auxiliar portadores de necessidades especiais e utilizar um sistema dinâmico nas sinaleiras de trânsito.

Referências

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