Vithor Mateus Junkherr, Saul Azzolin Bonaldo, Andrei Piveta Gonçalves, Eduardo Fontana Iensen, Geise Gulart Sarturi
O objetivo do projeto é desenvolver um sistema automatizado para dosagem de produtos na preparação de caldas para pulverização, com tecnologia suficiente para automatizar o processo e com isso minimizar a exposição do elemento humano ao ambiente de dosagem.
Para o desenvolvimento do presente trabalho, foi seguida uma metodologia que envolveu desde o entendimento do problema, passando pela análise de softwares existentes, para que enfim se chegasse à determinação dos princípios do projeto.
Atualmente, várias etapas do processo em ensaios de aplicação de insumos são feitas de maneira manual, o que implica em exposição dos operadores ao ambiente de trabalho, muitas vezes utilizando produtos voláteis e de alta toxidade, o que por sua vez exige a utilização de equipamentos de proteção individual, que reduzem os danos mas não eliminam totalmente eventuais problemas advindos da exposição do elemento humano aos produtos. A utilização de equipamentos automatizados na experimentação agrícola pode trazer alguns benefícios, como uma dosagem precisa e rápida, ao mesmo tempo em que permite a coleta de dados de maneira automática, o que traz evidentes melhorias em termos ambientais e de segurança do trabalho.
Serão estudados os impactos que a utilização de um sistema automatizado para dosagem de produtos pode proporcionar no que concerne a uma maior segurança ao operador e ao ambiente. E, por fim, serão feitas análises dos efeitos sofridos por componentes eletrônicos, sensores e atuadores trabalhando em atmosferas contaminadas, e propor técnicas de controle para amenizar ou mesmo eliminar tais efeitos.
No presente trabalho, são apresentados os detalhes do desenvolvimento da estrutura mecânica do sistema, que foi construída com tubos de PVC - visando simplicidade, baixo custo e resistência à corrosão - e demais detalhes construtivos, como a peça móvel central usinada em nylon, com sua movimentação controlada por motores de passo.
Ao final dos trabalhos, espera-se ter disponível um sistema automatizado para dosagem de produtos na preparação de caldas para pulverização, com tecnologia suficiente para automatizar o processo e com isso minimizar a exposição do elemento humano ao ambiente de dosagem, e que ao mesmo tempo se possa proporcionar uma redução das limitações inerentes ao sistema manual, utilizando-se para este fim do uso extensivo de eletrônica e automação.
BACK, N.; OGLIARI, A.; DIAS, A.; SILVA, J. C. Projeto Integrado de Produtos: planejamento, concepção e modelagem. Barueri, SP : Manole, 2008.
BAXTER, M. Projeto de Produto: guia prático para o design de novos produtos. 3. Ed. São Paulo : Blucher, 2011.
CHAIM, A. Tecnologia de Aplicação de Agrotóxicos: fatores que afetam a eficiência e o impacto ambiental. In: Silva CMMS, Fay EF. Agrotóxicos & Ambiente. Brasília: Embrapa, 2004. p. 289-317. MATTHEWS, G. A. Pesticide Application Methods. 3. Ed. London: Blackwell, 2000.
MIALHE, L. G. Máquinas agrícolas: ensaios & certificação. Piracicaba, SP : Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz, 1996.
ROMANO, L. N. Desenvolvimento de Máquinas Agrícolas: planejamento, projeto e produção. São Paulo: Blucher, 2013.
VARGAS, R. V. Gerenciamento de Projetos. 7. Ed. Rio de Janeiro : Brasport, 2009.
VERLE, M. PIC Microcontrollers - Programming in C. Belgrade : mikroElektronika, 2009.