Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Projeto de uma Estufa Automatizada com Sistema Automático de Fertiirrigação

Robertiele Schardong Cardoso, Saul Azzolin Bonaldo, Geise Goulart Sarturi, Vithor Mateus Junkherr, Andrei Piveta Gonçalves

PROJETO DE UMA ESTUFA AUTOMATIZADA COM SISTEMA AUTOMÁTICO DE FERTIIRRIGAÇÃO 

Objetivos

Objetiva-se aumentar a produtividade das culturas de maneira mais barata, limpa e saudável, fornecendo às plantas as condições ambientais ideais.

Ao guarnecer e manter as características atmosféricas estáveis de acordo com o indicado para cada cultura, espera-se reduzir a quantidade de agrotóxicos e fertilizantes químicos utilizados e assim, provendo vegetais mais saudáveis à sociedade, ainda mantendo a rentabilidade econômica.

Metodologia

Para desenvolver o protótipo, utilizou-se como microcontrolador o Arduino Mega. O projeto conta com a programação base para todos os controles, tratamento e parametrização de acordo com cada controle.

Para avaliar o funcionamento básico da unidade de comando, foi montada em uma matriz de contatos, com potenciômetros e sensores para simular os valores de entrada além de LEDs para testar as saídas digitais.

Resultados

A partir das análises da programação, pôde-se produzir a placa de circuito impresso do comando, a fim de iniciar a organização da central de comando final e, assim, iniciar os testes.

Foi criada uma estrutura com canos de PVC e um suporte para manter os vasos suspensos para as coletas de pH e de condutividade elétrica. O protótipo contará ainda, os atuadores para manter as variáveis de temperatura e umidade (os motores de passo para as cortinas e os coolers), de pH e condutividade (bombas para os reservatórios com e sem fertilizantes) e da luminosidade (fitas de LEDs).

Conclusão

Espera-se fornecer à sociedade um protótipo de um produto viável econômica e sustentavelmente. Ou seja, com o protótipo, espera-se reduzir o uso de fertilizantes químicos e defensivos agrícolas inseridos na produção – utilizando somente o necessário de acordo com as medições.

Referências

BONALDO, S. A. Projeto e Desenvolvimento de um Sistema Automatizado Para Ensaios de Aplicação de Insumos. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, p. 181. 2014.

CAMARGO, V. L. A. D. Elementos de automação. 1ª. ed. São Paulo: Érica, 2014.

DEPARTMENT OF ECONOMIC AND SOCIAL AFFAIRS. World Population Prospects: The 2017 Revision. Organização das Nações Unidas. New York, p. 53. 2017.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO. COMISSÃO DE QUÍMICA E FERTILIDADE DO SOLO. Manual de adubação e de calagem para os Estados do Rio Grande. 10ª. ed. Porto Alegre: [s.n.], 2004.

SILVA, B. A.; SILVA, A. R. D.; PAIUCA, L. G. Cultivo Protegido: Em busca de mais eficiência produtiva! Hortifruto, Piracicaba, SP, v. I, n. 132, p. 10-18, Março 2014. ISSN 1981-1837.

THOMAZINI, D.; ALBURQUERQUE, P. U. B. D. Sensores Industriais: Fundamentos e Aplicações. 1ª. ed. São Paulo: Érica, 2011.