Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Nightwind Shield: Uma Abordagem Inovadora para o Ensino de Arduino

Eduardo Fontana Iensen, Saul Azzolin Bonaldo, Jociane Correia Atzler, João Victor Franzen Rissi, Geise Gulart Sarturi

NIGHTWIND SHIELD: UMA ABORDAGEM INOVADORA PARA O ENSINO DE ARDUINO

Objetivos

Ao mesmo tempo em que o número de empresas especializadas na fabricação e comercialização de kits específicos para atividades didáticas tem crescido muito nos últimos anos, pesquisadores preocupados e engajados com a utilização das Tecnologias Educacionais têm proposto o desenvolvimento de kits didáticos de baixo custo, construídos a partir de materiais de consumo ou até mesmo de descarte. Pensando nisso, foi desenvolvido um kit didático inovador para o ensino de Arduino, denominado de Nightwind Shield. 

Metodologia

Para o desenvolvimento da Nightwind Shield, foi seguida uma metodologia que obedeceu às seguintes etapas: primeiramente, foram estudadas e compreendidas as necessidades da disciplina de Microcontroladores. Em seguida, foram analisados kits didáticos já existentes. Então, passou-se ao projeto e construção da Nightwind Shield, para finalmente se chegar à etapa de verificação das vantagens de sua utilização.

A Nightwind Shield possui incorporado em sua placa principal três potenciômetros, um sensor de temperatura LM35, um sensor de luminosidade LDR, duas chaves tácteis, um buzzer, um led RGB, dois leds vermelhos, dois leds azuis, conector para sensores de temperatura e umidade da família DHT, conector I2C, conector para placa Bluetooth, conector para servomotor CC e conector para sensores analógicos.

Resultados

A Nightwind Shield está sendo utilizada nas disciplinas de Microcontroladores dos cursos técnicos e tecnólogos do CTISM, a fim de se verificar as vantagens de sua utilização. Pretende-se também fazer estudos de viabilidade econômica e pesquisas de mercado.

Além disso, estão sendo desenvolvidos materiais didáticos com roteiros teóricos e práticos dos experimentos propostos.

Conclusão

Espera-se que os recursos incorporados à Nightwind Shield possam estimular e facilitar a realização de experimentos em sala de aula, explorando o potencial desta tecnologia educacional para o enriquecimento das atividades de ensino.

Referências

CHICKERING, A. W.; GAMSON, Z. F. Seven Principles for Good Practice in Undergraduate Education. 1987. Disponível em: <http://teaching.uncc.edu/learning-resources/articles-books/best-practice/education-philosophy/seven-principles>. Acesso em: 24, jan. 2017.

FILHO, A. M. da S.; ARAUJO, S. G. Desenvolvimento de kits didáticos para o aprendizado da automação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 40. Anais do COBENGE... Belém, 2012.

KATO, L.; BRAGA, R.; PAZMINO, A. V. Kit didático para ensino de robótica. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE IBERO-AMERICANA DE GRÁFICA DIGITAL, 19. Anais do SIGraDi... Florianópolis, 2015.

MAXIMO, P. H. M.; FERREIRA, R. P.; PINTO, V. P. Desenvolvimento de um kit didático para utilização em aulas de laboratório de controle e automação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 39. Anais do COBENGE... Blumenau, 2011.

MORAN, J. M. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 12. ed. Campinas: Papirus, 2006.

SANTIAGO, D. G. Novas tecnologias e o ensino superior: repensando a formação docente. 2006, 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica, Campinas, 2006.