CONTROLE PATRIMONIAL - Ajuda

O que é ?
O sistema de controle patrimonial foi criado para automatizar as tarefas de gerenciamento da posse dos equipamentos cedidos ao CTISM, facilitando a pesquisa e a atribuição de equipamentos a seu usuário final.

Como utilizar ?
é possível acessá-lo tanto interna quanto externamente a rede do CTISM

Para acessá-lo, utilize um browser, e acesse o endereço https://intranet.ctism.ufsm.br/cpatrimonial/

Uma página de login será apresentada, utilize seu usuário e senha cadastrados na rede do CTISM.

Não tenho cadastro, ou não lembro a senha, como proceder?
Para realizar o processo de cadastro, alteração ou recuperação de senha já cadastrados, acesse no brownser o endereço:
https://intranet.ctism.ufsm.br/

Onde encontro os equipamentos que eu possuo?
Ao acessar a página inicial, seus equipamentos serão apresentados na seção central da página. Caso não esteja na página inicial, também é possivel clicar no link "Meus Equipamentos", presente no menu no lado esquerdo da página.

Como listar os equipamentos existentes?
Basta clicar no link "Lista de Equipamentos Cadastrados", presente no menu da esquerda.

Mas são muitos equipamentos e eu quero apenas ver apenas os de uma categoria, como proceder?
é fácil! Clique no link "Consulta" no menu da esquerda. Lá é possível pesquisar por vários modos, sendo eles:

-Patrimônio, se você tem o número da placa do patrimônio do equipamento,
-Tipo de equipamento, caso você deseje ver os equipamentos de uma determinada categoria,
-Processo, que é um número existente no registro original do equipamento,
-Descrição, se você quer encontrar equipamentos que você saiba como ele é descrito,
-Responsável, se você deseje ver todos os equipamentos de uma determinada pessoa/departamento.

Como eu faço para transferir os equipamentos?
Ao consultar um equipamento, você pode transferir para si clicando em "Transferir para mim", presente logo abaixo do título "Resultados da consulta".
Se quiser transferir para outro usuário, clique no link "Transferir", ao lado do link anterior. Uma nova tela se abrirá e basta selecionar o novo usuário.
Esta segunda opção será visível apenas se você tiver a permissão de acesso necessária (Agente de patrimônio ou superior).

Quem está realizando as transferências dos equipamentos?
Para descobrir isso, basta clicar no link "Verificar Logs", existente no menu da esquerda.
Os registros de transferência também são mostrados individualmente em cada equipamento.

Por que eu enxergo somente algumas opções?
Porque você não possui permissão de acesso suficiente para realizar as outras operações.

Sim, mas como funcionam as permissões de acesso?
As permissões de acesso são divididas em 4 categorias e cada uma agrega as permissões das categorias anteriores:

-Usuário padrão: pode possuir e consultar equipamentos e verificar registros de transferências.
-Agente de Patrimônio: pode adicionar equipamentos, categorias novas de equipamentos, transferir equipamentos entre usuários e editar equipamentos.
-Gerente de Patrimônio: Pode deletar e+quipamentos e categorias de equipamentos, ou substituir todos os equipamentos de uma categoria por outra.
-Administrador: Tem a permissão de transferir todos equipamentos de um usuário para outro, visualizar registros de sistema e gerenciar as permissões de outros usuários, adicionando ou removendo-os.

Agente de Patrimônio: O equipamento que eu consultei possui suas informações erradas, como posso corrigi-lo?
Ao visualizar um equipamento, você pode apertar o link "Editar" logo abaixo do título "Resultado da consulta".
Uma nova página se abrirá, basta alterar as informações desejadas e clicar no botão "Salvar", localizado na parte inferior da página.

Agente de Patrimônio: Como adicionar um equipamento?
Basta clicar no link do menu a esquerda "Adicionar equipamento". Ao abrir uma nova página, preencha as informações existentes de acordo com o necessário.
Para equipamentos sem patrimônio, é possível deixar este campo em branco. O sistema irá gerar um patrimônio temporário para estes casos.

Agente de Patrimônio: Não existe a categoria de equipamento que eu necessito. Como proceder?
Apenas clique em "Adicionar Categoria de Equipamento", presente no menu esquerdo da página. Na nova página, digite o nome da categoria e clique em "Cadastrar".

Gerente de Patrimônio: Como eu removo um equipamento?
Apenas clique no link "Deletar Equipamento" e ao abrir a nova página, selecione o patrimônio do equipamento e clique em "Remover".

Gerente de Patrimônio: Como deletar uma categoria de equipamento?
Clique no link "Deletar Categoria de Equipamento" e você pode substituir todos os os itens de uma categoria por outra.
Lembre-se que a categoria anterior será removida.

Administrador: Quero transferir todos itens de um usuário para outro, o que eu faço?
Clique no link do menu esquerdo "Transferir tudo". Ao abrir nova página, selecione os usuários que irão participar da transferência.

No lado esquerdo é o usuário que possui os itens, e do lado direito, o usuário que irá recebê-los.

Administrador: Onde ficam armazenadas os registros mais importantes do sistema?
Os registros podem ser acessados a partir do link "Logs de Sistema", presente no menu da esquerda.

Administrador: Preciso adicionar, remover ou alterar as permissões dos usuários. O que eu faço?
Clique no link "Gerenciar Usuários". Ao abrir a página, você pode:

-Adicionar usuários, selecionando na lista seu nome e nível e clicando no botão "Adicionar".
-Alterar nível de um usuário, clicando na lista existente abaixo de cada usuário cadastrado e clicando em "Alterar".
-Apagar um usuário, clicando no botão "Remover", ao lado do seu nome.

Quem desenvolveu esse sistema ?
A equipe de informática do CTISM/UFSM foi responsável pela idealização e implementação do sistema.


Tiago Antonio Rizzetti (rizzetti@ctism.ufsm.br)
Jeann Carlo Raguzzoni (moothz@ctism.ufsm.br)
Lamarck Heinsch (lamarck@gmail.com)

 

Sugestões, críticas, dúvidas envie para ssi@ctism.ufsm.br